Saiba como emitir o RG e quais os postos de atendimentos em Sergipe

Saiba como emitir o RG e quais os postos de atendimentos em Sergipe
(Foto: SSP/SE)

Considerado o documento mais importante do cidadão, a carteira de identidade ou Registro Geral (RG) ganhou um novo modelo. A mudança foi anunciada pelo Governo Federal em 2020 e os órgãos estaduais de identificação têm até março de 2022 para se adequar aos novos padrões Em Sergipe, o acesso ao serviço ficou mais fácil, porém algumas pessoas ainda apresentam dúvidas no momento da emissão da primeira ou segunda via do documento.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes, Jenilson Gomes, o novo modelo do RG permite incluir a numeração de outros documentos, assim como indicativos de pessoa com deficiência e tipo sanguíneo, além de ser mais seguro, ágil e fácil de emitir.

Atualmente, a solicitação do documento é feita no site da SSP/SE, onde o cidadão preenche um formulário e anexa a documentação exigida. “A Certidão de Nascimento é o documento obrigatório para a emissão do RG. As outras documentações irão variar de acordo com o que o usuário queira que venha a ter em sua Carteira de Identidade. Por exemplo, para aqueles que querem adicionar seu nome social, é preciso anexar requerimento escrito solicitando o interesse. Em relação ao tipo sanguíneo, é necessário apresentar resultado de exame laboratorial e, para pessoas com deficiência, é necessário atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou a condição particular de saúde”, explica.

Jenilson Gomes acrescenta que as mudanças implantadas em Sergipe para facilitar a solicitação e a emissão do RG trouxeram benefícios não apenas para o instituto, mas também para o usuário. “Desde que mudamos em setembro, muita coisa boa aconteceu. Antes o usuário tinha que gastar dinheiro com cópias, com transporte e com revelação de foto. Agora, além de não precisar gastar, o usuário pode fazer a solicitação do conforto da sua casa”.

Idosos acima de 80 anos

O cidadão com idade superior aos 80 anos, residente em qualquer município de Sergipe, não mais necessita de prévio agendamento para o atendimento referente à emissão da carteira de identidade. O cidadão deverá comparecer ao posto de atendimentomais próximo à sua residência portando os documentos necessários à solicitação do RG.

Pacientes oncológicos

O Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel Gonzaga passou a disponibilizar um atendimento prioritário para a confecção da carteira de identidade para pacientes oncológicos. O posto fica na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social (Seias), que fica localizada na rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju. O atendimento ocorrerá às terças e quartas-feiras, das 07h às 13h.

Pessoas com deficiência

O Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM) e o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser) estão disponibilizando um ponto de atendimento para emissão da carteira de identidade, exclusivo para pessoas com deficiência. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp, por meio do número (79) 99191-2068. O ponto de atendimento – onde o cidadão será atendido após a confirmação do agendamento – fica Edifício Estado de Sergipe, localizado na rua Geru, S/N, 26º andar, no Centro de Aracaju.

Passo a passo para emissão on-line

Para a emissão on-line do documento, seja primeira ou segunda via, o usuário deve ser seguir os passos a seguir:

1º- Entrar no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP);

2º- Clicar no banner “Nova Carteira de Identidade Padrão Nacional – Atendimento on-line”;

3º- Rolar o cursor do mouse até “PRÉ ATENDIMENTO ON-LINE” e clicar em “formulário do site” destacado no passo “1º” dentro do site;

4º- Em seguida, preencher o formulário e anexar a documentação necessária e a foto que irá para o documento e enviar;

5º- Após o envio do formulário o usuário deverá aguardar a resposta (positiva ou negativa) que chegará ao email que foi cadastrado durante o processo;

6º- Se foi reprovado, o usuário deverá se ater a observação e enviar um novo formulário com as alterações;

7º- Caso aprovado, ele deverá entrar no site da Agenda Fácil e agendar o dia de fazer a coleta biométrica que será realizada no Parque Shopping;

8º – No dia do atendimento biométrico, o usuário deverá levar consigo certidão original e cópia do pagamento efetuado ou requerimento de gratuidade. Caso solicitado, levar cópia do grupo sanguíneo ou relatório de deficiências/saúde.

9º -O local para recolhimento do documento, após o prazo de 30 a 60 dias, é indicado após a coleta da biometria, ou seja, ao comparecer para registar sua digital o usuário recebe o número do protocolo, o dia, horário e local onde pegar o documento.

Atendimento presencial

Em Aracaju, os principais pontos de atendimento: Ceac Aracaju Parque Shopping, Ceac Shopping Riomar, Ceac Turista e Ceac Rodoviária. Mas há também os pontos específicos para pacientes oncológicos – rua Santa Luzia  – e para pessoas com deficiência – na rua Geru. Para localizar os pontos de atendimento presencial no interior do estado, é preciso acessar o site da SSP.

Fonte: Luana Maria e Verlane Estácio/Infonet