Com baixa adesão, vacinação contra gripe é liberada para a população geral

Com baixa adesão, vacinação contra gripe é liberada para a população geral
Imagem Ilustrativa

Diante da baixa procura entre os grupos prioritários, a vacina contra a gripe passa a ser disponibilizada para a população geral a partir desta sexta-feira (9).

Em Sergipe, pouco mais de 407 mil doses do imunizante que protege contra o vírus Influenza foram aplicadas. O número corresponde a 51% da população alvo. A meta era vacinar quase 776 mil sergipanos nas três fases. Os dados constam na plataforma de monitoramento do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Feito isso, é necessário esperar por, no mínimo, 14 dias para se vacinar contra a gripe. 

Segundo as orientações sanitárias, para receber a vacina basta comparecer a um posto de saúde portando caderneta de vacinação e documento com foto. Não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde, mas é necessário ter o cadastro no SUS, que também pode ser feito durante o atendimento. A população que ainda não estiver pré-cadastrada no PNI ou no sistema do SUS pode realizar o procedimento pelo aplicativo Conecte SUS, disponível para as plataformas iOS e Android.

Aracaju 

Os pontos que estão vacinando contra a influenza na capital sergipana  funcionam das 8h às 16h: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Grageru) e nas UBSs Antonio Alves (Atalaia); João Bezerra (Areia Branca); Niceu Dantas (Mosqueiro); Dona Jovem (Industrial); Augusto Cesar Leite (Conj. Santa Tereza); Elizabeth Pita (Santa Maria); Oswaldo Leite (Santa Maria); Humberto Mourão (São Conrado); Joaldo Barbosa (América); Fernando Sampaio (Ponto Novo); Maria do Céu (Centro); Ávila Nabuco (Médici); Madre Tereza (Jabotiana); Porto Dantas (Porto Dantas); Carlos Fernandes (Lamarão); José Quintiliano (Santo Antônio); Eunice Barbosa (Coqueiral); João Cardoso (José Conrado de Araújo); Renato Mazze Lucas (Santos Dumont); José Calumby (Jardim Centenário); e Carlos Hardman (Soledade).

Aracaju vacinou cerca de 113 mil pessoas contra a gripe, correspondendo a 52,6% do público-alvo. 

Fonte: F5News