SE fará nova campanha de multivacinação entre crianças e adolescentes

SE fará nova campanha de multivacinação entre crianças e adolescentes
(Foto: SES)

Com o intuito de ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), irá realizar a campanha de multivacinação entre os dias 7 de outubro e 21 de outubro. A ação é destinada a crianças e adolescentes com idade entre zero e menos de 15 anos.

A campanha tem o objetivo de atualizar o esquema vacinal do público-alvo. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios de Sergipe funcionarão para realizar a imunização da população.

De acordo com a SES, o Ministério da Saúde (MS) investiu mais de R$138,8 mil para realizar o microplanejamento para ações direcionadas à campanha de multivacinação nos 75 municípios sergipanos. As ações consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição do público, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

“O Estado está se organizando para recuperar as coberturas vacinais e por isso, dividimos em quatro oficinas para preparar e discutir junto aos profissionais a baixa adesão da vacinação em cada localidade”, explicou a gerente de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Tele

Conforme a portaria GM/MS nº 844, as ações de multivacinação são destinadas para combater a desinformação e a hesitação vacinal; preparar as equipes para uma vacinação de alta qualidade e o monitoramento dos não vacinados.

Campanha de multivacinação

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, reforça sobre a importância do incentivo e ações voltadas para a imunização. “Estamos engajados na campanha de multivacinação, que ocorre em Sergipe no próximo mês de outubro, para atualização da caderneta vacinal do público-alvo. Sabemos que o país passa por queda na taxa de imunização e precisamos mudar esse cenário. A SES vem dialogando com os municípios e estimulando a criação de estratégias para atrair as pessoas. É importante a população aderir a campanha e procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência. Vacinas salvam vidas ”, salienta.

Programa de imunização

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) completa 50 anos em 2023 e é importante lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o acesso gratuito às vacinas que protegem contra mais de 40 doenças.

As vacinas estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, como a BCG, Sarampo, Rubéola, Tétano, Difteria, Coqueluche, HPV e muitas outras que estão presentes no Programa de Imunização.

Fonte:Com informações da SES