Presidentes das distribuidoras debatem futuro do gás natural da região

Presidentes das distribuidoras debatem futuro do gás natural da região

Presidentes das companhias distribuidoras de gás natural do Nordeste, além de representantes de empresas e autoridades do segmento, se reuniram nesta segunda-feira (21), em Aracaju, com o objetivo discutir ações estratégicas para o fortalecimento e expansão do mercado de gás natural na região.

Durante o encontro, foram debatidos temas essenciais como a ampliação da malha de gasodutos de transporte, o aumento da oferta de gás natural para os estados nordestinos, o papel do insumo na transição energética, o avanço dos datacenters e as oportunidades oferecidas pelo biometano, uma fonte limpa e renovável.

O presidente da Sergipe Gás (Sergas), Alan Lemos, destacou a importância da agenda conjunta entre os representantes do setor.
“Contamos com a presença dos presidentes das distribuidoras de gás do Nordeste e também com diversas autoridades e agentes do setor, tratando de assuntos relevantes para que a gente possa continuar avançando no papel de criar oportunidades e meios para que a industrialização e o crescimento econômico aconteçam nos estados”, afirmou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, reforçou a relevância das pautas abordadas. “A pauta é muito importante para esse segmento, discutindo medidas que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) entende que são necessárias, como o gasoduto de transporte e os chamados ‘corredores azuis’, para que se possa disseminar o uso do Gás Natural Veicular nas rodovias brasileiras. A Sergas, que é uma empresa com mais de 30 anos e regulada pela Agrese, tem exercido com responsabilidade o seu papel de distribuidora aqui em Sergipe”, destacou.

Já o presidente da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABGás), Luis Gavazza, ressaltou a importância do momento para o Nordeste. “É muito importante estarmos aqui nesse momento em que o país precisa aprofundar o conhecimento sobre temas cruciais para seu crescimento, e o Nordeste está no centro desse debate. A região é campeã nacional na produção de energias renováveis e tem uma posição de destaque também na produção de gás natural, o combustível fóssil menos poluente. Sergipe, com a produção em águas profundas, está prestes a viver um novo ciclo com um volume extraordinário de gás, e defendemos que esse insumo seja consumido aqui, beneficiando Sergipe e os demais estados do Nordeste”, afirmou.

Também participaram do encontro o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, e os diretores da Sergas Lauro Perdiz (Administrativo e Financeiro) e Pablo Matsuo (Técnico e Comercial), entre outros representantes de companhias distribuidoras e empresas que atuam no setor.

FONTE: F5NEWS