Megaoperação cumpre 284 mandados contra grupo criminoso que tentava expandir área de atuação em SC

Megaoperação cumpre 284 mandados contra grupo criminoso que tentava expandir área de atuação em SC
Operação foi batizada com o nome "Maserati" e foi deflagrada nesta quinta-feira — Foto: Reprodução/ NSC TV

Uma megaoperação deflagrada nesta quinta-feira (25) cumpre 284 mandados em seis estados contra um grupo criminoso que tentava expandir a área de atuação em Santa Catarina. Até as 8h não havia balanço dos trabalhos.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), investigações constataram que o grupo tinha como objetivo aumentar a atuação na região de fronteira entre Brasil e Argentina, envolvendo as cidades de São Miguel do Oeste, Chapecó e Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense.

Além disso, as investigações apontam suspeitas de que o grupo buscava realizar ações na região de Joinville, no Norte, por conta da proximidade dos portos do estado e do Paraná.

Os trabalhos envolvem o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as forças de segurança estaduais. São cumpridos 142 mandados de prisão e 142 de busca e apreensão.

O nome da facção criminosa não foi divulgado. Além de Santa Catarina, os agentes cumprem mandados em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

No interior de São Paulo, em Campinas, a polícia apreendeu dinheiro. O balanço dos trabalhos será divulgado no período da tarde, segundo o Gaeco.

Foram criadas salas de situação dentro da sede do MPSC em Florianópolis e em São Miguel do Oeste para integrar as ações e monitorar as prisões.

A operação foi batizada com o nome "Maserati". Cerca de 400 policiais civis, militares e rodoviários federais, além de servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP) e Agentes do Departamento de Administração Prisional (Deap) participam da ação.

Fonte: G1 SC