Viúva de João Alberto, negro assassinado por seguranças brancos em novembro, fecha acordo de indenização

Viúva de João Alberto, negro assassinado por seguranças brancos em novembro, fecha acordo de indenização
João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi morto espancado por seguranças Foto: Foto: Reprodução

RIO — Milena Alves, viúva de João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte por seguranças terceirizados em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre, fechou um acordo de indenização com a empresa na quinta-feira, seis meses após o crime que gerou comoção em todo o país.

O acordo com Milena é o nono fechado entre a companhia e familiares da vítima e foi firmado na Defensoria Pública do Rio Grande Sul. O valor não foi informado. Em abril, a viúva recusou a primeira oferta do Carrefour. A rede de seupermercados já firmou acordos com quatro filhos, a enteada, a neta, a irmã e o pai de João Alberto.

Logo após o crime foram presos os seguranças terceirizados Giovane Gaspar da Silva e Magno Braz Borges, que aguardam julgamento. A previsão é de que aconteça no ano que vem.

Em nota, o Carrefour informou ainda que "disponibilizou, desde novembro, toda assistência financeira e psicológica para a família de João Alberto Freitas, incluindo uma assistente social e os gastos do dia a dia (supermercados, aluguéis, transportes, educação, entre outros)".

A empresa ressaltou também que "assumiu compromissos públicos para contribuir na capacitação de pessoas negras, na educação, na formação de lideranças, e em startups, com a possibilidade de utilizar a plataforma da empresa. Tudo isso é financiado por meio de um fundo de R$ 40 milhões, criado pela empresa em novembro de 2020".

— Desde o primeiro momento, nossa principal prioridade foi dar o suporte necessário para os familiares, na parte psicológica e financeira. Conseguimos avançar rapidamente nos acordos com todos os familiares e hoje concluímos o último acordo (proposto) — afirmou João Senise, vice-presidente de RH do Grupo Carrefour Brasil.

Fonte: O Globo