Vacina contra o HPV pode ser aplicada em qualquer UBS de Aracaju
A vacina contra o vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano) está disponível para aplicação em todas as Unidade Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e pode infectar pela pele ou mucosa (oral, genital ou anal) e, quando apresenta lesões precursoras não tratadas precocemente, podem evoluir para câncer, principalmente no colo do útero. A vacina é uma forma de prevenção e deve ser tomada antes do início da vida sexual.
“A vacina contra o HPV é ofertada pelo Sistema Único de Saúde, para a imunização de crianças e adolescentes, sendo meninos e meninas de 9 a 14 anos; pessoas de até 45 anos, sendo homens ou mulheres que vivem com HIV/Aids; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; e pacientes oncológicos e violência sexual, que apresentam em comum um quadro de imunossupressão, desde que tenham um relatório médico com a comprovação”, explica a coordenadora de imunização da (SMS), Larissa Ribeiro.
A vacina contra o HPV tem ciclo de duas doses, com intervalo de aplicação de seis meses entre elas, e protege contra os quatro tipos de vírus mais comuns no país (HPV 6,11,16,18). Em Aracaju, este ano, 6.741 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra HPV (Papiloma Vírus Humano), garantindo com isso a prevenção a este vírus.
Funcionamento
As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e dentre estas, 18 atuam em horário estendido, até as 18h, são elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho, Onésimo Pinto, Fernando Sampaio e Geraldo Magela.
Fonte: Com informações da SMS / Infonet