Tremores de terra são registrados em Canindé de São Francisco

Tremores de terra são registrados em Canindé de São Francisco
Inicialmente, se cogitou que o ‘estrondo’ tivesse vindo da Chesf, que opera na região. Mas em nota a companhia descartou qualquer evento dessa natureza (Foto: arquivo/ Chesf)

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou nesta quarta-feira, 29, que tremores de terra foram registrados no município de Canindé de São Francisco. Os eventos ocorreram na segunda-feira, 27.

Segundo o professor do LabSis, Eduardo Meneses, foram eventos de baixa magnitude. “Esses eventos não causam nenhum dano estrutural, são muito pequenos, apesar de ter ouvido por populares, de acordo com informações que recebemos de moradores da região. No geral, os tremores foram ouvidos porque devem ser sido muito rasos”, explica.

Inicialmente, se cogitou que o ‘estrondo’ tivesse vindo da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que opera na região. Mas em nota a companhia descartou qualquer evento dessa natureza.

“A Usina  Hidrelétrica de Xingó se encontra em condições seguras, operando em total normalidade. Todas as barragens da Chesf são monitoradas de forma contínua, com procedimento de rotina de inspeção local e avaliação dos instrumentos de segurança.  A Empresa possui estações sismográficas que registram tremores de terra sempre que eles ocorrem. Os últimos tremores verificados nas proximidades da usina não ocasionaram anormalidades nas estrutura da Instalação”, informou a empresa.

Fonte: João Paulo Schneider/Infonet