SES reforça importância da atividade física para o corpo e a mente
O estado conta com 30 polos do programa Academia da Saúde distribuídos entre os municípios, com o objetivo de atender a população em todas as fases da vida

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Academia da Saúde (PAS) e do Incentivo à Atividade Física (IAF), na Atenção Primária à Saúde (APS), reforça a importância da prática de atividade física como estratégia de promoção à saúde do corpo e da mente. Essas iniciativas têm o objetivo de estimular hábitos saudáveis e ampliar o acesso da população a atividades ofertadas tanto nos polos do PAS quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com Ivete Góis, referência técnica do PAS na SES, o estado conta, atualmente, com 30 polos ativos. “Essas ações são essenciais para uma vida mais saudável. A prática regular de atividade física previne doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes e depressão, além de ser uma importante estratégia de socialização. Também contribui para a melhora do humor, da qualidade do sono, além de colaborar para o aumento da autoestima, controle do peso e aumento da massa muscular. Além disso, a prática também fortalece os vínculos interpessoais”, destacou.
Lançado em 2011, o PAS é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa fortalecer ações de promoção da saúde e estimular modos de vida saudáveis e sustentáveis nas comunidades. O programa promove a criação de espaços públicos, denominados polos, com infraestrutura, equipamentos e profissionais capacitados para favorecer a integração entre os usuários e os serviços de saúde. “O PAS também oferece atividades adaptadas para todas as faixas etárias, aproveitando a estrutura dos espaços públicos e de lazer integrados à rede de saúde local, com destaque nas práticas de incentivo à atividade física nas unidades de APS”, acrescentou Ivete Góis.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda entre 150 e 300 minutos semanais de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade intensa.
Saúde integrada
O Incentivo à Atividade Física (IAF) é uma iniciativa do Ministério da Saúde que, desde 2022, estimula a prática regular de atividade física como estratégia para combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida dos usuários do SUS. Em 2024, o programa também foi implementado no Presídio Copemcan, no município de São Cristóvão, beneficiando mais de 800 pessoas privadas de liberdade e garantindo o direito à saúde integral.
“A implementação do IAF em nosso estado tem gerado experiências exitosas em diversos municípios. A ação busca garantir qualidade de vida para todos, inclusive a população privada de liberdade, promovendo saúde integral e oportunidades de cuidado sem distinções. Vale destacar que, durante o ‘Setembro Amarelo’, essa conexão ganha ainda mais relevância, ao mostrar que cuidar do corpo também é uma forma eficaz de cuidar da mente”, reforçou Ivete Góis.
Fonte: f5 news.