Sergipe recebe cinco médicos pelo programa Agora Tem Especialistas

Profissionais atuarão em Lagarto e Aracaju; Nordeste terá 260 médicos

Sergipe recebe cinco médicos pelo programa Agora Tem Especialistas

Sergipe contará com cinco novos médicos especialistas a partir de setembro, por meio do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Os profissionais serão destinados a Lagarto, que receberá três, e a Aracaju, que contará com dois.

A iniciativa busca reforçar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas com déficit de especialistas. Ao todo, 501 médicos foram selecionados em todo o país e serão distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

No Nordeste, historicamente a região com menor número de especialistas, serão 260 médicos. O Ceará terá 64, seguido da Bahia (48), Maranhão (43), Rio Grande do Norte (32), Piauí (27), Pernambuco (17), Paraíba (14) e Alagoas (10).

Com média de 12 anos de experiência, os profissionais vão atuar em 258 hospitais, policlínicas e centros de apoio diagnóstico. Entre as áreas contempladas estão cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Segundo o ministério, 67% deles serão direcionados ao interior do Brasil e parte significativa atuará em locais de alta vulnerabilidade, Amazônia Legal e fronteiras.

“O Mais Médicos Especialistas vai garantir, pela primeira vez, a atuação de profissionais especialistas no SUS e reduzir o tempo de espera da população por atendimento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciar o resultado da seleção.

Fonte: f5 news.