Senadores dos EUA querem um padrão para carregamento de celulares

Senadores dos EUA querem um padrão para carregamento de celulares

Recentemente, legisladores da União Europeia decidiram pela obrigatoriedade do padrão USB-C para carregamento de celulares e outros dispositivos. Agora, políticos dos EUA estão seguindo a deixa da UE, e pressionando para estabelecer um padrão de carregamento no país. 

Os senadores americanos Ed Markey, Elizabeth Warren e Bernie Sanders enviaram uma carta à Secretaria de Comércio, pedindo que o departamento desenvolva uma “estratégia abrangente” para estabelecer um padrão de carregamento para seu mercado interno. Segundo os senadores, a UE agiu no “interesse do público” na decisão pelo USB-C. Então os EUA devem seguir o exemplo para reduzir o lixo eletrônico baseado em carregadores de celular, e fornecer conveniência e economia aos usuários.

Na carta para a Secretaria de Comércio, os senadores não especificaram se o USB-C deve ser o novo padrão, mas essa entrada oferece as abordagens mais consistentes para carregamento rápido e suporte de acessórios. A UE vai tornar o USB-C obrigatório a partir de 2024, e a lei também se aplica a tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, consoles portáteis e e-readers, além de celulares.

A Apple é a maior crítica dos padrões para carregadores, alegando que isso “engessa” a inovação, e obriga milhões de usuários de iPhone a substituir seus cabos Lightning, indo contra a ideia de redução de lixo eletrônico. Mas há rumores de que a Apple está aceitando o seu destino e testando carregamento USB-C para a linha iPhone de 2023. 

Mesmo que a carta dos senadores dos EUA seja apenas o começo de uma ação para estabelecer um padrão, a pressão pode forçar a mão da Apple para finalmente fazer a transição do Lightning para USB-C.

Fonte: Engadget