Projeto Tamar fará devolução ao mar de tartaruga oliva nesta sexta (4)
Animal foi resgatado no início deste ano após encalhar em rede de pesca

Uma tartaruga marinha da espécie oliva (Lepidochelys olivacea), subadulta, será devolvida ao mar nesta sexta-feira (4), às 17h, na Praia da Atalaia, em Aracaju, Sergipe, pela equipe da Fundação Projeto Tamar. A soltura será aberta ao público e integra as ações de sensibilização ambiental promovidas pela entidade.
O animal foi resgatado no dia 1 de fevereiro de 2025, após sofrer interação com atividades pesqueiras, considerada, globalmente, a principal ameaça às populações de tartarugas marinhas.
No momento do resgate, a tartaruga apresentava lesões compressivas e lacerativas em ambas as nadadeiras do lado direito, incluindo fratura na nadadeira posterior, além de quadro respiratório compatível com pneumonia.
Desde então, permaneceu sob cuidados intensivos, recebendo tratamento clínico-veterinário, suporte terapêutico e acompanhamento diário.
Após a estabilização do quadro clínico, o animal foi submetido a um processo de reabilitação física e comportamental, visando restabelecer sua capacidade de retorno ao ambiente natural.
Conservação
A tartaruga oliva é a menor entre as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Ela realiza desovas principalmente no litoral nordestino, sendo o estado de Sergipe reconhecido como o principal sítio reprodutivo da espécie no país.
Além disso, a sua conservação é fundamental para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico dos ecossistemas marinhos e costeiros.
A captura acidental em petrechos de pesca está entre as principais causas de encalhes e acometimentos clínicos nas tartarugas, resultando frequentemente em afogamentos, doença descompressiva, pneumonias, traumas, emalhes, amputações e ingestão de anzóis, linhas e demais resíduos associados à pesca.
Em caso de encontrar animais no litoral, vivos, debilitados ou mortos, é importante acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas. O contato pode ser realizado pelo telefone 0800 – 79 3434.
FONTE: F5NEWS