Projeto Acolher continua com inscrições abertas até esta sexta-feira (16)

Projeto Acolher continua com inscrições abertas até esta sexta-feira (16)
Arquivo/Agência Sergipe

De acordo com o edital 10/2023, serão disponibilizadas 95 vagas, 60 das quais são para psicólogos e outras 35 destinadas para assistentes sociais, além de cadastro reserva. Os profissionais serão alocados nas dez diretorias regionais de educação de Sergipe e cumprirão uma carga horária de 30 horas semanais.

Segundo o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o programa Acolher tem como objetivo aprimorar e fortalecer as atividades coletivas e multidisciplinares voltadas para a saúde mental dos alunos, professores e servidores da rede estadual de ensino, com a promoção de ações cotidianas da escola. Importante ressaltar que esses profissionais não farão atendimento clínico individualizado de estudantes, nem atendimento psicoterapêutico.

 “O programa Acolher tem como foco promover a assistência coletiva tanto nas escolas da rede estadual quanto nas diretorias regionais de educação e vem para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais da educação, fomentando e planejando junto à escola a construção de valores e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar, o rendimento escolar e a integração com a sociedade. É o maior e mais completo programa presencial de psicólogos e assistentes sociais nas escolas sergipanas, atendendo aos anseios de professores, alunos, pais de alunos e de toda a comunidade escolar”, destacou.

 Acolhimento psicossocial

O programa Acolher visa a instituir uma equipe de apoio psicossocial escolar em cada diretoria regional, de caráter multidisciplinar, a ser composta de psicólogos e assistentes sociais que atuarão com a finalidade de oferecer suporte às escolas das respectivas regiões da rede pública estadual de ensino. 

Fonte:  Por Agência Sergipe / Infonet