Primeiro versão do Android 12 pode ser lançada em breve

Primeiro versão do Android 12 pode ser lançada em breve

O Google pode estar prestes a lançar a primeira versão pública do Android 12. A empresa atualizou um app chamado Android Beta Feedback, que é usado por desenvolvedores e beta-testers para reportar bugs durante seus testes com o sistema operacional.

Esta ferramenta foi criada em 2019, durante os testes beta do Android 10, e atualizada no ano passado durante os testes do Android 11. Ontem (4) ela foi atualizada novamente, para a versão 2.15-betterbug.external_20201211_RC02.

Some isto ao fato de que a primeira versão pública do Android 11, a Developer Preview 1, foi lançada em fevereiro passado, e temos dois fortes indícios de que a primeira versão do Android 12 está a caminho.

As versões “Developer Preview” do Android 12 não estão prontas para uso no dia-a-dia, muito menos para o público em geral. Nem sequer podem ser consideradas “beta”: elas são voltadas aos desenvolvedores, para que possam se familiarizar com os novos recursos e começar a tarefa de adaptar seus apps para que tirem proveito do que o sistema pode oferecer.

No ano passado o Google lançou quatro Developer Preview do Android 11, com o primeiro em 19 de fevereiro de 2020 e o último em 6 de maio. Em seguida tivemos quatro versões beta, entre 10 de junho e 6 de agosto. A versão final do sistema só foi lançada em 8 de setembro.

O que esperar do Android 12

Ainda não se sabe muito sobre o que o Google pretende incluir no Android 12. Um dos recursos já conhecidos é a capacidade de modificar a aparência da interface usando temas coloridos: o usuário escolherá duas cores, uma escura e uma clara, e todos os elementos da interface, tanto no sistema quanto nos apps, passarão a usar elas. Atualmente, só é possível escolher entre um tema claro e um escuro.

Outra novidade interessante que estava originalmente programada para o Android 11 é conhecida como “Columbus”: trata-se da capacidade de realizar algumas ações, como chamar o Google Assistente, tirar um screenshot ou controlar a reprodução de um vídeo, batendo com o dedo na traseira do smartphone.

O Android 12 também terá uma nova versão do modo tela dividida, que permite rodar dois apps simultaneamente, lado-a-lado. Agora será possível criar “pares” de apps (App Pairs), que abrem juntos e, no que diz respeito à multitarefa, funcionam como se fossem um app só.

Fonte: Gizchina