Possível privatização da Deso é pauta na Sessão da CMA

Possível privatização da Deso é pauta na Sessão da CMA
Gilton Rosas/CMA

Nessa terça-feira (14), funcionários da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), mobilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan), realizaram ato público em frente à Câmara de Vereadores de Aracaju contra a proposta de privatização por 35 anos de parte dos serviços da estatal.

O presidente do SINDISAN, Silvio Sá, utilizou a tribuna da Câmera para debater o tema “A defesa da DESO e do saneamento público e a importância de Aracaju nesse contexto”. Na ocasião, ele também dividiu a fala com o funcionário da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) e diretor do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas (STIU-AL), Alexandre Costa.

"Pelos resultados ruins [do modelo de concessão parcial] em Alagoas e em outros estados, como Tocantins e Rio de Janeiro, é que somos totalmente contrários a essa concessão dos serviços da DESO para a iniciativa privada, que não tem compromisso com o social, mas somente em gerar lucro para remunerar acionistas”, enfatizou o presidente do Sindisan antes da sessão.

Durante a Sessão Especial, estiveram presentes 20 vereadores sendo que 11 falaram na tribuna. 

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) destacou a importância da Deso para os sergipanos e os riscos da concessão do saneamento básico à iniciativa privada. “O que temos que fazer é valorizar e fortalecer, ainda mais, a Deso. Se a empresa passar para a iniciativa privada, corremos sérios riscos de deixar quem mais precisa sem esse bem tão valioso que é a água”, afirmou.

Na visão de Cícero,  a Deso precisa de incentivos por parte do governo do Estado e de valorização dos seus funcionários. “A Deso precisa de condições de trabalho para que possa continuar prestando um serviço de qualidade. Sem o apoio e as condições ideais, os  trabalhadores da empresa não podem desempenhar um serviço de qualidade”, declarou.

Outros vereadores como Camilo Feitosa (PT), Sonia Meire (PSOL), Emília Correa (Patriota) e Breno Garibalde (União Brasil) também se pronunciaram contra a privatização.

Durante o evento, o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, destacou que o investimento do poder público na Deso é o melhor caminho. "A melhor saída é gestão e mais recursos públicos. Eu já conversei com o Governo de que o investimento é um caminho importante. Esse problema é nacional e por isso eu digo o tempo todo: precisamos mobilizar nossa bancada. Precisamos ter apoio do Governo federal também, já que esse não é um problema local", explica.

Durante a sessão, estiveram presentes vereadores da Casa; autoridades como o senador Rogério Carvalho (PT), o deputado federal João Daniel (PT) e o deputado estadual, Chico do Correio (PT), além de servidores da Deso.

Fonte: F5 NEWS com nformações da CMA