Perda de peso: médica explica a função do balão intragástrico
A jornada rumo à perda de peso eficaz e sustentável pode tomar diversas formas, entre as quais o uso de balões intragástricos se destaca como uma opção cada vez mais popular. Dentro deste espectro, encontramos duas modalidades principais: o balão intragástrico deglutível e o balão colocado por endoscopia. Ambos visam facilitar a perda de peso ao ocupar espaço no estômago, reduzindo assim a quantidade de comida que uma pessoa pode consumir e promovendo uma sensação de saciedade precoce.
De acordo com a médica especializada em endoscopia digestiva, Dra. Ingrid Puig, o balão intragástrico deglutível que representa uma inovação no campo da medicina para o controle do peso. “O balão deglutível é um balão que fica dentro de uma cápsula que será ingerida pelo paciente. Essa cápsula será dissolvida após contato com água no estômago do paciente, assim o balão ficará exposto no estômago onde ele será insuflado. Já o balão intragástrico tradicional apresenta um formato de sonda e a sua passagem é realizada por endoscopia com o paciente sedado.”
O balão intragástrico deglutível é indicado para pacientes com obesidade e com sobrepeso, o paciente que apresenta o Índice de Massa Corporal IMC maior ou igual a 27. O procedimento tem duração de 20minutos e para ser realizado o paciente deverá realizar jejum no dia do procedimento. “O paciente ingere o balão deglutível depois realiza uma radiografia onde o médico confirma que a cápsula está na cavidade gástrica. Em seguida o balão é insuflado e uma nova radiografia é realizada para confirmação do posicionamento do balão no estômago”, explica a médica.
Dra. Ingrid Puig explica que a combinação de uma abordagem menos invasiva torna uma opção atraente para aqueles que buscam uma solução eficaz para a perda de peso sem necessidade de anestesia ou de internamento. O paciente apresenta uma rápida recuperação e apresenta poucos sintomas que são controlados com medicação. Ao iniciar o tratamento com o balão intragástrico deglutível, pacientes podem antecipar não apenas uma significativa redução de peso, mas também uma melhoria abrangente em sua saúde geral e qualidade de vida. Espera-se que, durante o período de tratamento com o balão, os pacientes experimentem uma perda de peso entre de 12-15% em um período de 4 meses.
Fonte: Infonet