Para onde os multimilionários viajam nas férias. Pesquisa inédita revela destinos mais cobiçados

Para onde os multimilionários viajam nas férias. Pesquisa inédita revela destinos mais cobiçados
A charmosa arquitetura de Aspen, cidade aos pés de algumas das estações de esqui mais famosas dos Estados Unidos e servida por boas opções de diversão fora da neve. Divulgação O Globo

Levantamento feito pela New World Wealth, empresa com sede na África do Sul, analisou informações relativas a 2022 sobre pessoas com US$ 100 milhões em ativos para investimento e, pela primeira vez, mostras as cidades americanas, europeias e africanas mais disputadas pelos multimilionários para passar suas férias.

- Sempre houve uma discussão, nas estatísticas sobre riqueza, a respeito de quantas pessoas realmente vivem em uma cidade e quantas têm casas de veraneio por lá - disse Andrew Amoils, chefe de pesquisa da New World Wealth.

Os números costumam interessar a empresas e profissionais que desejam atrair clientes com alto poder aquisitivo, como varejistas de luxo, consultores de investimentos, planejadores urbanos e legisladores, disse Sarah Nicklin, porta-voz da Henley & Partners.

Um dos lugares mais disputados pelos super-ricos é Aspen. Apenas seis centimilionários vivem no paraíso do esqui em tempo integral, enquanto mais de 200 se deslocam para passar uma temporada - um aumento de mais de 3.000%, disse a empresa. Na verdade, tantos novatos estão se mudando para lá que a cidade foi apelidada de "Wall Street West".

Os ultrarricos também estão se deslocando em massa para residências de veraneio no Lago de Como, na Itália; Saint-Tropez, na França; Lugano, na Suíça; e Cidade do Cabo, na África do Sul.

Mais de 800 centimilionários ocupam temporariamente imóveis em Miami e na ilha de Miami Beach, em comparação com cerca de 160 que vivem lá o ano todo. Alguns desses 800 também podem ser incluídos nos números de Aspen ou de outras cidades caso optem por passar algum tempo em suas casas por lá, disse Amoils.

Em Paris, existem mais de 300 proprietários ultrarricos de imóveis de veraneio, mas apenas 126 vivem na capital francesa em tempo integral.

Enquanto isso, a pequena Carmel-by-the-Sea, que tem apenas 3.196 residentes de acordo com os números do Censo dos Estados Unidos de 2021, conta com mais de 150 proprietários multimilionários. No entanto, apenas 40 deles são residentes em tempo integral.

Fonte: O Globo