No primeiro semestre do ano, Sergipe registrou 3.800 furtos de energia

No primeiro semestre do ano, Sergipe registrou 3.800 furtos de energia

Entre janeiro e junho de 2023, 3.800 irregularidades de furto de energia foram registradas em Sergipe. De acordo com a Energisa Sergipe, isso equivale a 10,6GWh de energia, o que seria suficiente para abastecer aproximadamente 79 mil residências com consumo médio de 134 kWh por um mês.

Segundo a empresa, os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica e podem até mesmo provocar acidentes fatais.

“A Energisa vem realizando inspeções em todo estado com o objetivo de coibir essa prática que impacta o fornecimento de energia, podendo gerar curto-circuito e falta de energia. Além disso, quem realiza ação pode sofrer desde um choque elétrico a um acidente fatal”, explica o coordenador de combate às perdas da Energisa em Sergipe, Bernard Gouveia.

As irregularidades são identificadas por meio de inspeções diárias em todo o estado. Desde abril, a distribuidora também conta com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP).

“Já foram realizadas mais de 300 oitivas e recuperado cerca de 4GWh de energia, que seria suficiente para abastecer aproximadamente 30 mil imóveis com consumo médio de 134 kWh durante um mês. As irregularidades foram identificadas, principalmente, na Grande Aracaju, Sertão e baixo São Francisco”, detalha a Energisa. 

A população pode ajudar na identificação dos furtos por meio da denúncia de irregularidades. A denúncia pode ser feita através dos canais de atendimento da Energisa. 

Canais de atendimento:

Gisa: gisa.energisa.com.br
Site: energisa.com.br
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 079 0196

Segundo a Energisa, o sigilo do denunciante é garantido.

Fonte:  Por F5 News