Neymar publica mensagem antirracista após ofensa de árbitro em PSG x Istanbul Basaksehir

Neymar publica mensagem antirracista após ofensa de árbitro em PSG x Istanbul Basaksehir
Neymar observa pressão do atacante Demba Ba no árbitro Ovidiu Hategan, após ofensa racista do quarto árbitro Sebastian Coltescu direcionada ao auxiliar Pierre Webó — Foto: Reuters

O atacante Neymar publicou uma mensagem antirracista em apoio ao auxiliar camaronês Pierre Webó, do Istanbul Basaksehir, que sofreu ofensas nesta terça-feira, em jogo contra o PSG. O brasileiro usou as redes sociais para publicar a frase: “Vidas negras importam”.

O autor da ofensa direcionada a Webó foi o quarto árbitro da partida, o romeno Sebastian Coltescu. Neymar foi um dos jogadores que confrontaram o juiz Ovidiu Hategan, também da Romênia. Ao lado de Mbappé, o brasileiro deixou claro que não seguiria na partida, caso Coltescu se mantivesse em campo.

Enquanto o jogo estava paralisado, ainda no gramado do Parque dos Príncipes, houve longa discussão entre a arbitragem e atletas das duas equipes. Em certo momento, Neymar e Mbappé conversaram com o árbitro principal, Ovidiu Hategan. Os astros do PSG deixaram claro que não continuariam no jogo enquanto o quarto árbitro estivesse ali.

– Não vamos jogar com esse cara aqui. Se esse cara não sair daqui, não vamos jogar! – afirmou Mbappé.

Ao lado do francês, Neymar balançava a cabeça negativamente em direção ao árbitro, recusando-se a seguir em campo, e repetia: "Nós não vamos jogar".

Em setembro, Neymar acusou o zagueiro do Olympique de Marselha, Álvaro González, de fazer ofensas racistas contra o brasileiro. Uma investigação foi aberta, o caso se arrastou por mais de duas semanas, e a Liga Francesa decidiu não punir ninguém.

No jogo desta terça, a Uefa demorou mais de duas horas para decidir que o jogo entre PSG e Istanbul Basaksehir será retomado nesta quarta-feira, às 14h55 (de Brasília), com nova equipe de arbitragem.

Antes da decisão, a Uefa chegou a marcar o recomeço da partida para as 18h (de Brasília). O time do PSG retornou ao túnel que dá acesso ao gramado, mas o Istanbul Basaksehir, segundo informações de jornalistas presentes no Parque dos Príncipes, se recusou a retomar a partida nesta terça.

O jogo é válido pela última rodada do Grupo H da Champions. O Istanbul Basaksehir já está eliminado. Com a vitória do Leipzig em cima do Manchester United nesta terça, o PSG garantiu sua vaga nas oitavas de final. No entanto, o time francês precisa vencer a equipe turca para ficar em primeiro lugar na chave.

Fonte: Globoesporte.com