Não é golpe: boletos enviados pelo Detran às residências se referem ao IPVA

Não é golpe: boletos enviados pelo Detran às residências se referem ao IPVA

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) informa que os boletos entregues em residências pelo estado não são falsos e que é possível verificar autenticidade dos documentos no site oficial. 

As denúncias têm circulado nas redes sociais e afirmam, por exemplo, que a numeração do boleto, iniciada com os números 85, seria um indício de fraude. 

Confira abaixo um exemplo de como estão sendo espalhadas essas notícias falsas em aplicativos de troca de mensagens.

Detran-SE informa

O que está sendo enviado para as residências é o Documento Único de Arrecadação (DUA), referente ao licenciamento anual, também conhecido como IPVA, o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores.

O Detran salienta que o DUA é um documento pago apenas no Banco do Estado de Sergipe (Banese), e é iniciado pelo código 85, podendo chegar nas residências ou até ser emitido pelo site.

Já as fichas de compensação são emitidas pelo site e devem ser pagas em outros bancos. Neste caso, sim, o código inicia com 047.

Confirmando a autenticidade do documento

Para quem quiser confirmar a autenticidade do documento, basta acessar o site detran.se.gov.br; procurar pela opção 1) Veículo -> 2) consultas gerais -> 3) doc. arrecadação de licenciamento enviado para residência e 4) inserir o número do DUA.
 
É possível também emitir um novo boleto para ser pago no Banese ou em outros bancos. Basta escolher a opção -> 1) Veículo -> 2) Licenciamento Anual (CRLV) -> 3) Emissão de doc. arrecadação. 

Os proprietários devem estar atentos a uma pequena variação de valor devido ao reajuste mensal da taxa de licenciamento anual, conforme a Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe.

Fonte: F5News