Frederick Wassef é alvo de queixa por injúria racial contra funcionária de pizzaria no DF
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/N/K/TePcrCRYmJnPlCbLLnvA/8656331.jpg)
A atendente de uma pizzaria em um shopping do Distrito Federal procurou a delegacia, nesta quarta-feira (11), para registrar uma queixa de racismo contra o advogado Frederick Wassef. Ele é ex-defensor da família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A funcionária afirma que foi chamada de "macaca" após Wassef reclamar que a pizza "não estava boa". O caso teria ocorrido no último domingo (8), no Setor de Clubes Sul, e foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul, como injúria racial. A denúncia foi revelada pela revista Veja.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima, que não teve a identidade revelada, contou aos investigadores que o advogado perguntou se a mulher teria comido a pizza e ela respondeu que não. Com a negativa, de acordo com o boletim de ocorrência, Wassef teria dito em voz alta:
"Você é uma macaca! Você come o que te derem". A reportagem tenta contato com o investigado.
Aos policiais, a vítima informou ainda que o suspeito é cliente frequente do estabelecimento e que é conhecido por "se tratar de uma pessoa arrogante e que destrata e ofende os funcionários". A mulher contou que já teria sido "constrangida" e "muito humilhada" por Wassef em outras ocasiões.
Como a vítima compareceu à delegacia na noite desta quarta, a apuração policial ainda está em fase inicial e, a partir desta quinta-feira (12), os agentes devem começar os interrogatórios.
Por meio de nota, o advogado do grupo Pizza Hut, Bernardo Fenelon, informou que acompanhou a vítima no momento do registro da ocorrência policial. De acordo com ele, "os fatos são inaceitáveis" e que a cliente "espera que a justiça seja feita". Além disso, o defensor ressaltou que não dará mais detalhes sobre o caso.
Racismo e injúria racial
De acordo com a legislação brasileira, o crime de racismo é aplicado quando a ofensa discriminatória é contra um grupo ou coletividade. Por exemplo, impedir que negros tenham acesso a estabelecimento comercial privado.
Já com base no Código Penal, injúria racial se refere a ofensa à dignidade ou decoro, utilizando palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima.
Fonte: Walder Galvão, G1 DF