Fernanda Gentil revela recado de Fátima Bernardes ao substituí-la no 'Encontro': "Desafio imenso"

Fernanda Gentil revela recado de Fátima Bernardes ao substituí-la no 'Encontro':
Fernanda Gentil está substituindo Fátima Bernardes no Encontro (Foto: Reprodução/ Instagram)

Fernanda Gentil tem agradado o público ao substituir Fátima Bernardes, no Encontro, durante o recesso da apresentadora. Com seu bom humor costumeiro, a jornalista tem garantido boas gargalhadas matinais dos telespectadores na telinha da Globo. Em uma live no Instagram de Quem, nesta quarta-feira (11), ela contou como tem sido a experiência e revelou ter recebido um recado especial de Fátima.

"Está sendo muito doido desde que soube que iria substituí-la. Cobri uma folga em julho, em um feriado, e o susto já veio daí. Desafio imenso. Nunca escondi minha admiração por ela. Sempre falei publicamente. Não tem como a pessoa ser jornalista, principalmente da minha geração, e não admirar e acompanhar a carreira dela. Admiro não só como jornalista, mas como mulher e mãe. Para mim foi muito especial. Um desafio que eu não estava esperando. Fiquei muito feliz que ele veio, pela confiança, e sabendo o tamanho da responsabilidade", comemora.

Fã da jornalista muito antes de cursar a faculdade, Gentil ficou em êxtase com um gesto de carinho da ex-âncora do Jornal Nacional. "Assumi o Encontro numa segunda-feira. No domingo, eu em casa, tensa, nervosa, cheia de herpes e asma, rezando, ela me mandou uma mensagem. Ela parou o domingo dela pré-férias para perder o tempo dela para falar comigo. Quem sou eu na fila do pão na vida dela? Me desejou boa sorte e falou para eu me divertir. É surreal de bom, muito legal saber que tanto a casa tem essa confiança em mim, como ela abriu as portas tão generosamente, de maneira tão acolhedora para eu cuidar da casinha dela em alguns momentos", agradece.

A troca entre as duas comunicadoras não é de agora. Fátima já tem ciência da admiração de Gentil, que ficou surpresa ao entrar no camarim para comandar a atração da colega e ver um presente seu. "Quando fui cobrir as férias dela, em julho, deixei um recadinho para ela no espelho. Corta para novembro, cheguei lá e ela guardou o bilhete. Ela é muito querida, humana. Sempre que tem chance, retribui o carinho. É uma pessoa generosa, te acolhe. Me deixou à vontade num espaço que é dela, nacionalmente. É muito difícil ter essa superioridade e evolução", enaltece.

No seu primeiro emprego nas Organizações Globo, Gentil teve um ensinamento que a fez inspirar na jornalista. "Quando cheguei no Sportv, já sabia que estava mais perto dela, apesar de ser um lugar fisicamente diferente. Só de estar na casa, nas organizações, já me dava um friozinho na barriga. Quando fui na Globo, no Jardim Botânico, um chefe me aconselhou logo no primeiro dia a me espelhar na Fátima Bernardes: 'apesar de tudo que ela já conquistou, ela é a mesma pessoa desde o primeiro dia até hoje'. Isso nunca saiu da minha cabeça por dois motivos. O primeiro porque era nela que tinha que me espelhar, porque já fazia há muitos anos. Era meio caminho andado. Segundo, porque passei a acompanhar mais de perto e ver que ela era realmente aquilo", recorda.

"Conhecer um ídolo é traiçoeiro. Óbvio que é maravilhoso realizar um sonho, mas é perigoso. Sempre tive esse medo porque a chance de se decepcionar é imensa. Ficava com medo, mas foi um outro sentimento, muito longe, outro extremo. Ela me surpreendeu mais ainda quando comecei a acompanhar, ver de perto, conhecer esse lado humano dela, mais pessoa. É tudo de bom! Fátima é maravilhosa, incrível", completa.

As duas fizeram a mesma migração na carreira para o entretenimento. "Fátima fez a transição de um extremo ao outro. Do jornalismo hard news, JN, bancada, para o entretenimento, que é onde você pode e deve ser mais leve. O nome já diz, 'entretenimento', você está ali para distrair e divertir. Eu fiz do meio termo para esse ponto que ela foi. O esporte já me deixava ser mais livre, informal, e no entretenimento senti um pouco mais dessa liberdade", compara.

Apesar de já ter apresentado o Se Joga, Fernanda se identificou mesmo com a nova área no Encontro. "Ainda dentro do entretenimento você tem as subdivisões. O tipo de programa, o horário que você ocupa na grade, você sabe como é sua audiência, o que ela gosta, consome, o tipo de linguagem, expressão, tipo de matéria… o Encontro, no entretenimento, é o formato que mais me agrada fazer e o que eu mais me encaixo. Se Joga era um outro formato, não é muito a minha cara. Encontro é o formato que eu curto mais, e isso está sendo notado. Eu fico à vontade com esse formato de entrevista, de falar coisas sérias e depois poder brincar um pouco mais. Dar uma respirada e cobrar ao mesmo tempo, prestar um serviço", conclui.

Fonte: Quem News/Globo.com