Famílias desocupam antigo Hotel Palace em Aracaju após protesto por moradia

Movimento nacional cobra inclusão no Auxílio Moradia e no Minha Casa Minha Vida; prédio segue interditado por problemas estruturais.

Famílias desocupam antigo Hotel Palace em Aracaju após protesto por moradia

Famílias que estavam ocupando o prédio do antigo Hotel Palace, no Centro de Aracaju, deixaram o local neste domingo (7). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (8) por representantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), responsável pela mobilização.

A saída ocorreu após negociação com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). No entanto, o órgão estadual ressaltou que o cadastramento das famílias e a concessão de benefícios, como o auxílio-moradia, são de responsabilidade do município.

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) informou que todas as famílias envolvidas já foram cadastradas recentemente e, aquelas que se enquadram nos critérios dos programas sociais, foram incluídas em benefícios oferecidos pelo município, como o Auxílio Moradia. Atualmente, mais de 1.500 pessoas recebem o benefício em Aracaju.

As famílias fazem parte da Ocupação João Mulungu, já acompanhada pela equipe técnica da Semfas. De acordo com o MLB, a ação de ocupação no antigo Hotel Palace fez parte de um movimento nacional realizado em diversos estados, que busca chamar atenção para a necessidade de reforma urbana e do direito à moradia digna.

O movimento afirma que parte das famílias da Ocupação João Mulungu ainda não foi contemplada com o Auxílio Moradia ou com o programa Minha Casa Minha Vida. Por isso, reivindica apoio do governo estadual para que todas sejam incluídas nos benefícios.

O prédio, que já apresentava problemas estruturais, foi fechado após a saída dos ocupantes. Na parte térrea, seguem em funcionamento lojas e pontos comerciais.

Fonte: f5 news.