Ex-engenheiro da Apple e criador do autocorretor lança jogo para iOS
Kenneth Kocienda, um ex-engenheiro de software que já trabalhou no projeto do iPhone original e também no desenvolvimento do autocorretor para telas touchscreen, lançou na terça-feira (6) seu primeiro jogo para iOS. Chamado de 'Up Spell', trata-se de um jogo para soletrar o máximo de palavras em dois minutos com um apelo mais criativo e curadoria ampla do próprio desenvolvedor.
'Up Spell' é o primeiro game desenvolvido totalmente por Kocienda. Na Apple, todo código escrito por ele integrava uma versão do iOS. A escolha do tema foi baseada nas suas experiências com digitação, teclado e correção automática de palavras. Ele custa R$ 7,90, não possui anúncios e parte da receita gerada será doada para uma instituição que trabalha para alimentar pessoas vulneráveis na região onde ele mora.
O desenvolvedor, que lançou o jogo sob a marca Up Games, quis criar um game divertido, que incluísse palavras que outros jogos do tipo não possuem, como nomes próprios. "O dicionário de Up Spell contém todas as palavras que você pode soletrar durante um jogo", diz ele em uma página de suporte.
Maior suporte de palavras
Entre outros, o game de soletrar palavras ainda inclui termos como 'Nilo' ou 'Egito', enquanto muitos jogos apenas aceitam palavras como 'faraó' ou 'pirâmide'. Como adicional, ele também inclui termos técnicos, siglas, gírias usadas em mensagens de texto e até mesmo o nome de todas oito renas do Papai Noel.
O game foi criado com base na Nova Lista de Serviços Gerais (NGSL, na sigla em inglês) e também traz suporte para apóstrofos nas contrações. Palavras no plural também estão inclusas, bem como abreviaturas de três letras para os dias da semana – como 'mon' para 'monday' (de 'seg', ou segunda-feira).
'Up Spell' ainda traz suporte para nomes de países, capitais e cidades populosas ao redor do mundo, além dos estados nos Estados Unidos, províncias e territórios do Canadá e outros. Os jogadores ainda poderão encontrar nomes de rios, montanhas, lagos e de marcas populares.
Fonte: TechCrunch