Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe inicia neste segunda, 22

Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe inicia neste segunda, 22
Evento inteiramente online acontecerá entre 22 a 25 de março e potencializa concepções sobre gestão de água no estado (Foto: ASN)

Pela primeira vez no formato virtual, em virtude da pandemia da Covid-19, o XIII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe tem ínicio na próxima segunda-feira (22), com transmissão livre através do canal de compartilhamento de vídeos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro).

Com o tema central “Água para o desenvolvimento sustentável”, esta edição trará como diferencial a presença de duas personalidades mundialmente importantes no âmbito da Gestão de recursos hídricos — os doutores Jerson Kelman e Francisco de Assis de Souza Filho. O evento terá a presença do secretário do Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto e do Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha.

O superintendente Especial da Serhma destacou a relevância da iniciativa dentro do território sergipano. “Especialmente nesta edição, o ambiente de escolha do tema nos remete de maneira aprofundada à reflexão sobre o presente e o futuro da gestão dos recursos hídricos no Brasil, na região nordeste e em particular no Estado de Sergipe. De fato, será um espaço de troca de experiências e debates, no qual o focaremos em dar, principalmente, visibilidade às ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água de uma forma em que a sociedade seja inserida, a finalidade é que todos compreendam os desafios de garantir água em quantidade e qualidade a todos”.

Para facilitar o acesso dos interessados em participar do XIII ENREHSE, a ABRhidro disponibilizou o link do canal do Youtube, no entanto, para adquirir o certificado com a presença de 75%, basta acessar pelo próprio sistema da instituição através do site oficial e deve está inscrito no encontro.

As palestras terão duração de 60 minutos, com o acompanhamento de 20 minutos de moderação e debate, além disso os autores dos trabalhos submetidos e devidamente aprovados deverão apresentar o conteúdo em 6 minutos e logo após serão disponibilizados 10 minutos para perguntas e respostas. Em relação aos minicursos, sua composição de carga horária é de 4 horas. Tais informações foram discutidas pela comissão organizadora do evento, em uma reunião online realizada na última quarta-feira (12) e definidas ao longo da semana.

Em comemoração alusiva ao Dia Mundial da Água, o XIII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe acontece entre os dias 22 a 24 de março, sob a iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) unidade Tabuleiros Costeiros, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Tiradentes (UNIT) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS), e com o apoio de outras diversas instituições.

Premiação dos trabalhos

De acordo com informações da Comissão organizadora do XIII ENREHSE, na próxima quarta-feira (24), será a etapa de Premiação dos melhores trabalhos, avaliada por uma comissão técnico científica junto a entrega de certificados. O envio das pesquisas seguem algumas linhas temáticas, são elas: Hidroenergia; Eventos críticos (secas/inundações); Planejamento de Gestão de Recursos Hídricos; Hidrologia e Hidrogeologia; Saneamento Ambiental e Águas Urbanas; Qualidade e Quantidade da Água; Reúso da Água; Hidráulica; Hidrossedimentologia; Eficiência de uso da água; Segurança de Barragens; Ambientes Costeiros; Mudanças Climáticas; Climatologia e Educação Ambiental voltada à Preservação dos Mananciais.

Fonte: ASN