Diversos municípios de Sergipe enfrentam falta de água
Diversos municípios de Sergipe enfrentam falta de água
Iguá afirma que clima afetou sistemas de captação e distribuição; obras emergenciais e caminhões-pipa estão sendo utilizados para amenizar os transtornos
Apesar das chuvas intensas que atingem Sergipe nos últimos dias, diversos municípios do estado estão enfrentando problemas no abastecimento de água. Um levantamento feito pelo F5 News nesta quarta-feira (21) identificou que moradores de cidades como Nossa Senhora das Dores, Campo do Brito, Frei Paulo, Canindé de São Francisco, Areia Branca, Malhador, Estância, Itabaianinha e do conjunto Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro, estão sem água.
A Iguá Sergipe, concessionária responsável pelo abastecimento em grande parte do estado, informou por meio de nota que está empenhada em solucionar os transtornos e já iniciou quatro obras emergenciais para resolver os problemas a curto prazo. As intervenções ocorrem entre Lagarto e Riachão do Dantas, em Poço Redondo, entre Itabaiana e Moita Bonita, e em Porto da Folha.
Veja o que diz a concessionária sobre cada localidade:
Estância: vazamentos na rede de distribuição na região da Cidade Nova agravados pelas chuvas levaram à paralisação temporária do sistema para manutenção.
Itabaianinha: a chuva reduziu a vazão da produção de água da Deso, impactando diretamente a distribuição.
Campo do Brito: rompimento de uma adutora causou desabastecimento. O retorno é gradual nas áreas mais altas da cidade e caminhões-pipa estão atendendo a população.
Canindé de São Francisco: manutenção no sistema de bombeamento foi concluída e o abastecimento foi retomado na tarde de terça-feira (20).
Areia Branca: após manutenção, a previsão de retorno do abastecimento é para a noite desta quarta-feira (21).
Frei Paulo: desde a operação plena da Iguá, o município opera em regime de rodízio no fornecimento de água e está incluído nas ações emergenciais.
A Iguá também destacou que desde o início da operação plena no mês de maio, vem executando ações estruturais e de manutenção para melhorar o sistema de distribuição em todo o estado.
A população pode buscar atendimento ou tirar dúvidas nos canais oficiais da empresa: telefone e WhatsApp 0800 400 4482, site www.digiigua.igua.com.br ou pelo aplicativo Digi Iguá.