Dia D de vacinação contra Covid-19 e Influenza acontece no dia 6

Dia D de vacinação contra Covid-19 e Influenza acontece no dia 6

O Dia D de Vacinação contra Covid-19 e Influenza será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste sábado, 6. Os postos estarão abertos durante todo o dia para disponibilização das vacinas nas UBSs dos municípios sergipanos.

“Vacinar não é um ato individual, é coletivo. Portanto, as pessoas têm que ter consciência que é preciso vacinar os grupos prioritários contra a Influenza e atualizar o ciclo vacinal da Covid, para que possamos proteger a comunidade”, diz o secretário da SES, Walter Pinheiro.


Vacinação contra Influenza

A campanha contra a Influenza começou no dia 10 de abril e Sergipe só conta com cobertura vacinal de 20,86% dos grupos prioritários. No total, a população alvo é de 783.479 pessoas; a meta é alcançar pelo menos 90%.

São contempladas: crianças de 6 meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Além das citadas anteriormente, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, também podem ser imunizados.

De acordo com o painel da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023, do Ministério da Saúde, Sergipe está em penúltimo lugar no ranking do nordeste, à frente apenas do Piauí.

Vacinação Covid-19

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Sergipe tem apenas 23,61% de cobertura vacinal com a vacina bivalente. Com relação às vacinas monovalentes, Sergipe já aplicou mais de cinco milhões e setecentas mil doses.

Fonte: Beatriz Fernandes e João Paulo Schneider / informações da SES