Desfile cívico-militar será dividido em blocos; confira a programação

Desfile cívico-militar será dividido em blocos; confira a programação
Os 201 anos de Independência do Brasil serão comemorados no dia 7 de setembro com uma vasta programação nos turnos da manhã e tarde (Foto: ASN)

O tradicional desfile cívico-militar da Avenida Barão de Maruim marcará a celebração da Independência do Brasil em Sergipe. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 7 de setembro, a partir das 7h, na avenida Barão de Maruim, em Aracaju, estendendo-se até às 17h.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou  a interdição no trânsito da avenida e regiões, desde a última terça-feira, 5, primeiramente o cruzamento das avenidas Barão de Maruim com Gonçalo Prado Rollemberg. O trecho ficará bloqueado até a quinta-feira, 7, após a realização do desfile e desmontagem da estrutura de palanques.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), a novidade deste ano é o desfile civil dividido em três blocos e que envolverão 56 escolas estaduais e 24 instituições e escolas municipais, além de um desfile de carros antigos.

Programação

As festividades dos 201 anos de Independência do Brasil serão abertas na quinta-feira, 7, com a revista às tropas pelo governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, seguida da execução do Hino Nacional e do hasteamento das bandeiras do Brasil, Mercosul, Sergipe e Aracaju pelas autoridades presentes. Em seguida, iniciar-se-á a Parada Militar com Destacamento da Parada do Estado Maior e a Força Expedicionária Brasileira/ Sergipe – FEB.

A partir das 8 horas, entram na avenida os militares: Banda de Música do 28º BC, combinado das Forças armadas e Forças Auxiliares, representação da FEB, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Veteranos, Força Aérea Brasileira (FAB), Banda da Polícia Militar de Sergipe, tropa da PMSE, Tropa do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Guarda Municipal, pelotão da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Passagem do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O desfile militar prossegue a pé e motorizado, em solo e no ar, por aproximadamente uma hora e meia.

A partir das 9 horas, a população assistirá ao Desfile Cívico da Secretaria de Estado da Educação com o Brasão Seduc, Pavilhão Nacional, SecBanda, Bandeiras dos Estados e Bandeiras dos Municípios. Nesse mesmo bloco, as escolas da Rede Estadual de Ensino das 10 diretorias regionais de educação estarão na avenida Barão de Maruim: Centro de Excelência Dr. Milton Dortas (Simão Dias), Colégio Estadual Silvio Romero (Lagarto), Colégio Estadual José Gomes Neto (Povoado Saúde/Santana do São Francisco), Colégio Estadual Gov. Geral Manoel de Miranda (Povoado Pindoba/Neópolis), Centro de Excelência Dr. Luiz Garcia (Brejo Grande), Escola Estadual Nações Unidas (Aquidabã), Colégio Estadual Joaquim Barbosa (Siriri), Colégio Estadual Dom Mário Rino Silvieri (Lagarto).

Segurança, saúde, infraestrutura e logística

Por conta da legislação vigente, não será permitido o uso de drones, sob pena de multa e prisão. Em caso de crianças perdidas, haverá um ponto de apoio do Juizado de Menores, ao fundo do palanque oficial. A imprensa que estiver fazendo a cobertura deverá usar o crachá de inscrição realizada antecipadamente, para ter acesso ao palanque oficial.

A segurança pública ostensiva se fará presente com 648 policiais em dois turnos e 32 viaturas distribuídas em quatro áreas e adjacências da avenida Barão de Maruim, todos interligados com um comando fixo na Sala de Situação.

A Saúde também se fará presente com duas ambulâncias estrategicamente postas no percurso, uma de suporte avançado e outra de atendimento básico, além dos motossocorristas que acompanharão o trajeto. Todos os técnicos participantes no evento estarão interligados por meio de um sistema de comunicação de rádio-escuta. Técnicos da Defesa Civil estarão atentos à infraestrutura dos palanques, desde a montagem à desmontagem, além de possíveis intervenções no percurso.

Fonte: Com informações da Seduc / Infonet