Conmebol confirma Santa Fe x Fluminense em Armenia-COL; clube busca melhor logística

Conmebol confirma Santa Fe x Fluminense em Armenia-COL; clube busca melhor logística
Estádio Centenário de Armênia conta com jardins em suas laterais — Foto: Bruno Cassucci

Com a proibição de eventos esportivos em Bogotá, capital da Colômbia, em razão das altas taxas de Covid-19, a Conmebol confirmou que a partida desta quarta-feira, entre Santa Fe e Fluminense, pela segunda rodada da Libertadores da América, será realizada no Estádio Centenário de Armenia. O horário está mantido para 21h (de Brasília).

O Estádio Centenario de Armenia foi palco da estreia da seleção brasileira no Pré-Olímpico, em janeiro de 2020. O zagueiro, Nino, inclusive, esteve em campo na ocasião, na partida contra o Peru.

Menor altitude, maior distância

Com a alteração, o Fluminense jogará em uma altitude consideravelmente menor do que a que encontraria em Bogotá. A cidade de Armenia possui 1.480m de altitude, contra 2.600m da capital colombiana. Por outro lado, a delegação tricolor precisará fazer um deslocamento entre as cidades, já que, como não tinha a confirmação oficial da mudança na segunda-feira, embarcou como programado inicialmente para Bogotá.

Clube busca melhor logística e deslocamento ainda não está definido

O Fluminense ainda treina em Bogotá, a partir das 14h30 (horário local), 16h30 no horário de Brasília. A atividade será realizada no Complexo Esportivo La Equidad. A delegação tricolor pretende fazer o deslocamento de avião. Porém, ainda não tem definido junto à Conmebol como poderá realizar esta viagem. Deslocamento de ônibus está descartado. Em nota, o clube explicou a situação:

"Por questões de legislação local no que se refere as normas de aviação, o clube não poderia e não pode utilizar o mesmo avião da Gol que está em solo colombiano, aeronave esta que seguirá aguardando o Fluminense em Bogotá para o voo de volta ao Brasil. Diante da situação e das dificuldades de legislação, o Fluminense, desde sua chegada vem tentando, junto à Conmebol, a melhor logística para levar seu elenco até o local do jogo, tendo em vista, que a responsabilidade da troca da partida não é do Tricolor.

As opções de logística até agora apresentadas não foram satisfatórias, porque não haveria condição de levar toda a delegação e todo o material. Desta forma, o clube vem tentando junto às autoridades locais uma autorização pra fretar um outro avião internamente"

Desta forma, o clube vem tentando junto às autoridades locais uma autorização pra fretar um outro avião internamente que possa levar toda a delegação. Ainda assim, com as possibilidades das novas sedes apontadas, o Fluminense sempre se pôs em posição de priorizar a melhor logística em função de evitar ao máximo o desgaste dos nossos atletas. Para tanto, o deslocamento por via terrestre não foi, em momento algum, uma opção para deslocamento de grandes distâncias.

O clube segue em busca da melhor logística diante de todos os contratempos que se apresentaram, frise-se, sem nenhuma responsabilidade do Fluminense e até o final do dia de hoje informará a todos como irá se locomover até o destino da partida de amanhã"

Restrições em Bogotá forçaram mudança

A mudança se deu após decreto publicado no último domingo pela Prefeitura de Bogotá com "medidas para conter o aumento de contágios por Covid-19" – entre elas, a restrição da realização de atividades esportivas, como jogos de futebol profissional.

Apesar do documento afirmar que as proibições valeriam a partir do dia 30 e haveria apenas restrições de horário do dia 26 em diante, a prefeita de Bogotá, Claudia Lopez, afirmou que eventos esportivos não poderiam ser realizados na cidade nesta semana.

A cidade de Armenia, por sua vez, fica no departamento de Quindio, uma das regiões de menor índice de coronavírus na Colômbia.

Antes de fechar com Armenia, o Santa Fe chegou a buscar cidades com altitudes próximas a de Bogotá (2.600m) buscando manter a vantagem desportiva sobre o adversário não acostumado a atuar nestas condições. O clube tentou, sem sucesso, as cidades de Tunja (2.810m), Pasto (2.500m) e Manizales (2.150m).

Santa Fe x Fluminense está marcado para esta quarta-feira, às 21h (horário de Brasília). As duas equipes estão empatadas no Grupo D com um ponto e um gol marcado, assim como River Plate e Junior Barranquilla.

Fonte: Globoesporte.com