Atualização do WhatsApp simplifica gerenciamento de espaço no app

Atualização do WhatsApp simplifica gerenciamento de espaço no app

Quem tem ou já teve um aparelho com pouco armazenamento disponível sabe: o WhatsApp, depois de receber e enviar uma boa quantidade de fotos e vídeos, pode acabar se tornando um dos aplicativos que mais ocupam espaço no celular. A boa notícia é que o app está trabalhando numa interface mais detalhada para exibir o peso de seus arquivos, guiando os usuários na decisão do que vale a pena excluir.

A mudança está sendo testada na v2.20.201.9 da versão beta do aplicativo, e introduz uma barra que exibe a relação entre o peso ocupado pelos documentos e dados do WhatsApp e o espaço livre restante no aparelho, semelhante ao menu de armazenamento presente nos ajustes do iOS.

A novidade mais interessante é a "limpeza sugerida" que vem a seguir. Com a nova atualização, o aplicativo passa a reservar um espaço para mostrar quais arquivos pesam mais e importam menos. É o caso das imagens e vídeos encaminhados, que agora ficam todos no mesmo lugar e podem ser excluídos de uma só vez - presumindo que eles faziam parte de alguma corrente e não eram relevantes o bastante para ocupar espaço no celular.

Em seguida, a sugestão de limpeza mira nos arquivos mais pesados do chat, sem importar o contato. A mudança é útil porque, até o momento, a seção de armazenamento inclui apenas a opção de apagar todas as mídias de uma determinada conversa. Agora, fotos e vídeos mais pesados poderão ser excluídos de forma individual.

Por último, continua sendo exibida a lista de todos os chats com o espaço ocupado por cada um deles. A desvantagem de contar somente com esse modelo é que ele dificulta a percepção do quanto realmente o WhatsApp demanda de armazenamento.

A simples informação de que uma conversa ocupa 90 MB e outra 40 MB, por exemplo, não parece tão ruim, mas a soma de todas é o que pode ultrapassar o limite do aceitável, e é justamente esse elemento que passa a ser apresentado com a atualização.

A nova interface começou a ser testada na terça-feira (29), mas deve levar algum tempo para chegar a todos os usuários beta. Ainda não há previsão para um lançamento mais amplo.

Fonte: XDA-Developers