Agendamentos para perícia do INSS só estão disponíveis para 2024

Agendamentos para perícia do INSS só estão disponíveis para 2024
Nova sede fica na Avenida Augusto Franco, 2848, no Bairro Ponto Novo (Foto: Ascom INSS)

Os agendamentos para realização de perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe somente estão disponíveis para o final de janeiro de 2024. A informação é do Sindicato da Previdência de Sergipe (Sindiprev).

Segundo sindicato, hoje, apenas 21 médicos peritos atuam no estado, número que não é suficiente para atender a demanda.  Ainda conforme o sindicato, a baixa quantidade de servidores e a concentração do serviço de perícia apenas aqui na capital também contribuem para o problema.

De acordo com o secretário geral do Sindiprev, Deivid Cristian, não há um quantitativo exato de pessoas que estão na fila para o serviço de perícia médica recursos e revisões. Mas para os requerimentos iniciais (aposentadoria, salário maternidade, pensão e atualização de benefícios) cerca de 16 mil pessoas estão aguardando pelos serviços.

Sobre a possibilidade desse cenário mudar e novas vagas serem ofertadas ainda este ano, Deivid informou que participou de uma reunião com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na semana passada, e fez cobranças neste sentido.

“Ele informou que o governo editará medida provisória que possibilitará fazer horas-extras e mutirões ainda esse ano e a implantação de tele perícia nos próximos meses, além da ppção que é o atestmed (possibilidade de concessão dos auxílios doenças sem a necessidade de perícia, somente com o atestado médico de profissionais do sus). A longo prazo, ele informou que será solicitada a contratação de mais 1700 peritos”, disse.

INSS

A gerente-executiva do INSS em Aracaju, Ana Márcia Fassbender, explicou que está aguardando posicionamento da Perícia Médica Federal para realização de mutirões. “Em relação à referida denúncia, é de amplo conhecimento que não temos gestão sobre a agenda de perícia médica, que esta é vinculada à Secretaria de Perícia Médica Federal, e que infelizmente não há mais vagas este ano para o estado. Estamos aguardando posicionamento da PMF quanto a realização de mutirões para dirimir o lapso temporal de espera para perícia, mas só podemos divulgar datas após confirmação pelos responsáveis”.

Fonte:  Luana Maria e Verlane Estácio / Infonet