Acumulado de chuvas em Sergipe será expressivo até o início de agosto

Acumulado de chuvas em Sergipe será expressivo até o início de agosto
A previsão é de que no litoral, o volume de precipitação chegue aos 100 m (Foto: ASN)

Sergipe deve apresentar acumulados de chuvas expressivos até o início do mês de agosto, em função de um novo ciclo que se aproxima. A informação é da análise realizada pela Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac), divulgada na última terça-feira, 18.

A previsão é de que no litoral, o volume de precipitação chegue aos 100 m; Já no agreste, a possibilidade é de que chegue até os 80 mm; Enquanto no sertão, o acumulado deve chegar aos 40 mm.

Ainda sobre a intensidade em cada região, o litoral e o agreste terão incidência de chuvas fracas e persistentes. No sertão, elas devem ser leves e fracas.

O aumento de chuvas em território sergipano se deve por conta do aquecimento no Oceano Atlântico. “Dessa forma, todas as regiões de Sergipe devem ultrapassar a média climatológica para o mês de julho”, explica a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro.

A meteorologista chama a atenção para os riscos associados ao acumulado de precipitações. “Como o solo já está encharcado por conta das chuvas, o risco para quem vive próximo a encostas tende a ser maior. A ocorrência de chuvas também pode apresentar riscos em rodovias, alagamentos, transbordamento de pequenos córregos e riachos, e dos principais rios e lagos de Sergipe”, destacou Wanda Tathyana.

Fonte: Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos com informações da ASN / Infonet