Bayern de Munique anuncia saída de Julian Nagelsmann e a chegada de Thomas Tuchel

Bayern de Munique anuncia saída de Julian Nagelsmann e a chegada de Thomas Tuchel
Nagelsmann chega a Saebener Strasse, CT do Bayern, nesta sexta, após notícias sobre sua demissão — Foto: REUTERS

O Bayern de Munique anunciou a demissão do técnico Julian Nagelsmann. Em comunicado oficial, nesta sexta-feira, o clube confirmou o que já havia sido indicado por veículos europeus na quinta: o alemão deixa o cargo de forma surpreendente em meio à pausa para a Data Fifa, dias depois de uma derrota para o Bayer Leverkusen, que fez o time perder a liderança da Bundesliga para o Borussia Dortmund. E a oito dias do clássico contra o arquirrival, em confronto direto pelo título. Na mesma nota, o Bayern anunciou o alemão Thomas Tuchel , que estava desempregado, como novo técnico do clube.

"O Bayern de Munique dispensou o técnico Julian Nagelsmann. Esta decisão foi tomada pelo CEO Oliver Kahn e pelo membro do conselho de esportes Hasan Salihamidzic, com consulta ao presidente do clube, Herbert Hainer", diz o comunicado.

A nota também confirma que Thomas Tuchel assumirá o lugar de Nagelsmann, assinando contrato até junho de 2025. Ele estava sem clube desde que deixou o Chelsea, em setembro, ainda no começo da atual temporada, por vontade do novo dono dos Blues, Todd Boehly. Seu primeiro treinamento à frente da equipe já será na próxima segunda-feira.

Julian Nagelsmann, desta forma, deixa o Bayern de Munique depois de uma temporada e meia, após ser contratado como uma sensação do futebol europeu, com apenas 35 anos. Em 2021/22, ele conquistou seu primeiro título nacional ao levar o título da Bundesliga com tranquilidade, e também faturou a Supercopa da Alemanha duas vezes no clube bávaro.

- Pessoalmente e em nome do FC Bayern, gostaria de agradecer a Julian (Nagelsmann) e sua comissão técnica e desejar a todos boa sorte no futuro - disse o ex-goleiro e CEO do Bayern, Oliver Kahn.

Na atual temporada, o Bayern jogou 37 partidas e venceu 27 delas, empatando sete e perdendo três. Na Liga dos Campeões, o time é o único com 100% de aproveitamento até agora, tendo eliminado o PSG nas oitavas de final. O rival nas quartas será o Manchester City.

Porém, o time vem tendo dificuldades na Bundesliga nesta temporada. A equipe, dona de uma hegemonia de nove títulos seguidos, perdeu a liderança para o Borussia Dortmund no fim de semana, após ser derrotada pelo Bayer Leverkusen.

Depois da derrota, Julian Nagelsmann foi duro ao dizer que o Bayern deixou o nível cair na partida e chegou a dizer que viu o time ser preguiçoso em campo. As duras palavras foram endossadas pelo diretor esportivo bávaro, o ex-jogador Hasan Salihamidzic, indicando um suposto apoio da diretoria. Desta forma, a demissão pegou de surpresa até mesmo os jornalistas que cobrem o dia a dia do clube alemão

Restam nove rodadas para o fim do Campeonato Alemão, e agora o Bayern de Munique é o segundo colocado na tabela, com 52 pontos, um a menos que o Borussia Dortmund. Esse cenário seguirá até o fim da Data Fifa, quando os dois times vão se preparar para o confronto direto no dia 31 de março, às 13h30 (de Brasília), em Munique.

Fonte: Globoesporte.com